sábado, 5 de março de 2011

NÃO EXISTE MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS

Demorei um pouco para publicar um novo post por falta de tempo. Então vamos discutir uma nova questão. 

 É claro que estes posts que tenho publicado refletem o meu pensamento, mas baseado em publicações de cunho técnico e não apenas meu pensamento. É bom quando existem posicionamentos diferentes e esta é a causa da evolução do conhecimento, pois quanto mais trazemos fatos novos a um conceito já existente, mais polido fica este conhecimento. 

Não vamos ficar apenas colocando o que simplesmente pensamos, mas que tenha um fundamento científico, afinal de contas somos técnicos e formadores de opinião. Conceitos que ficam muito tempo arraigados em nossa cultura são difíceis de serem demovidos. 

Uma mudança de atitude, de conceitos, de cultura. Mas temos que estar abertos a novas considerações. E por falar em mudanças me vem à memória uma propaganda da Tim que dizia: Mudanças existem. 

 Alguma coisa está acontecendo! As fronteiras estão se abrindo – É isso que está acontecendo. E toda banda larga será inútil Se a mente for ESTREITA É tempo de mente sem fronteiras. 

 A questão que gostaria de discutir agora é o conceito de Manejo Integrado de pragas. 

 Já no final da década de 50, professores da Universidade da Califórnia publicaram um trabalho sobre o conceito de Integrated Pest Control, que se transformou num marco da Entomologia Aplicada. 

Os autores propuseram uma estratégia de convivência com as pragas, dando oportunidade ao controle biológico natural e recomendando o controle químico quando a população da praga atinge níveis que causam prejuízos maiores do que os custos de controle. Segundo alguns autores este conceito durou uns 10 anos seguido pelo MIP. 

 Alguns autores concordam que o conceito de Integrated Pest Management surgiu logo após o conceito de CIP, onde pesquisadores australianos propuseram uma estratégia alicerçada em conhecimentos ecológicos, econômicos e sociais, visando interferir o mínimo possível no agroecossistema. 

 A proposta da Califórnia preconizava a soma racional do controle biológico com o uso de inseticidas, enquanto que a proposta da Austrália ampliava as opções de controle. Neste sentido a idéia é reduzir o número de aplicações refletindo em economia ao agricultor bem como diminuir o impacto ambiental. 

Entretanto uma dificuldade que ao países apoiadores desta estratégia tem é a de falta de conhecimento da praga a ser combatida e sua relação com o ambiente para se saber quando o nível de dano passa a ser indicativo de aplicação. 

Conhecimentos estes que levaram o pesquisador brasileiro Gravena a adotar a terminologia MEP (Manejo Ecológico de Pragas). 

Esta semana ouvindo um programa de rádio onde um jurista discutia problemas relacionados com a violência infantil ele falava do risco de se traduzir determinadas palavras de forma incorreta o que poderia causar sérios transtornos no tribunal e uma destas era a tradução de Abuso Infantil traduzido de Child Abuse que na realidade significa Violência Infantil e não Abuso Infantil, mas que traduziram pela palavra mais próxima, onde abuso significa fazer repetidas vezes a mesma coisa e que não reflete a gravidade do problema. 

 Apesar desta definição estar anos luz distante do que estamos discutindo ela nos trás à principal razão deste post que é a tradução de Management para Manejo. Na década de 60 entra no Brasil o termo Manejo Integrado de Pragas. 

Provavelmente um agente complicador por traduzir Management como Manejo e não como Gerenciamento que seria a tradução correta. Em Português Manejo significa ação ou resultado de manejar (mover, empunhar com as mãos – manejar o machado; ter conhecimento – Ela maneja bem o inglês; trabalhar com as mãos – Ele maneja bem o cavalo; manipular, dominar - manejar o eleitorado), mas também pode significar administrar, dirigir – a diretora maneja bem a escola. 

O que na essência não estaria errado, mas a palavra gerenciar é muito mais específica, completa e define mais claramente o significado de gerir, que é o sentido que se quer dar ao que passou a se denominar Manejo Integrado. 

Desde o início deveríamos estar falando em Gerenciamento Integrado de Pragas ou simplesmente Gerenciamento de Pragas uma vez que está implícito em gerenciamento o conceito de Integrado, ou seja, a utilização de vários recursos de forma integrada. 

Se pegarmos como exemplo o Gerenciamento de Projetos, atividade em voga ultimamente, é uma disciplina usada para definir e atingir objetivos, otimizando o uso de recursos ( tempo, dinheiro, pessoas, materiais, energia, espaço, etc.) durante o curso de um projeto que usa um conjunto de atividades: planejamento, estimar recursos, organizar o trabalho, adquirir recursos materiais e humanos, designar atividades, controlar a execução do projeto, avaliar o progresso, analisar os resultados obtidos. 

Gerente é a pessoa que coordena a equipe de trabalho. O gerente deve transformar oportunidades e desafios em resultados – Gerente de Sinantrópicos.

Um comentário: